top of page

Atividades e Eventos em OAZ

Mercado à Moda Antiga

      "Evento que pretende recriar o mercado que se realizava no final do século XIX na antiga Praça dos Vales, no local onde hoje se situa o jardim municipal. “Todos os suportes promocionais do Mercado terão como tema o pão de Ul e o evento é uma homenagem às padeiras que exercem uma atividade que é muito exigente”, afirmou, na apresentação da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.

A três meses do início, o Mercado à Moda Antiga foi apresentado hoje no Parque Temático Molinológico, um espaço que funciona como um “museu vivo” ligado à história da moagem de cereais e à produção do pão de Ul.
     O evento ocupará sensivelmente a mesma área de anos anteriores (38 mil metros quadrados) contando com a presença de cerca de 70 artesãos e 90 associações.
     “O Mercado é possível graças às dinâmicas do nosso movimento associativo”, disse o presidente da Câmara, esperando que o envolvimento das associações, APPUL e comunidade façam desta edição “um grande evento cultural mostrando ao país e ao mundo as nossas tradições e usos”.
     Decorrendo nas principais ruas do centro histórico, o evento é um regresso aos costumes oliveirenses onde não faltará tendas com venda dos mais variados produtos, utensílios antigos, música tradicional, animação itinerante, local para degustação gastronómica, jogos tradicionais e artesãos a trabalhar ao vivo.
    Há mais de um século o centro da então vila reunia gente de todas as freguesias do concelho para vender os produtos da terra, principalmente agrícolas. Nos dias 16 e 17 de maio todo esse cenário será, mais uma vez, recriado fielmente por cerca de dois milhares de figurantes trajados a rigor."
   

https://mercadomodaantiga.cm-oaz.pt/?op=artigo&mn=143&id=2881

1.jpg

Festas da Nossa Senhora de La-Salette

     "As festas em honra de Nossa Senhora de La-Salette são as mais populares realizadas no mês de Agosto em Oliveira de Azeméis. No primeiro domingo de Agosto, o povo sai em romaria para dar cumprimento à promessa feita em 1870, quando, num período de seca prolongada que fazia prever a breve trecho miséria e fome, a Santa ouviu as preces da população que acorreu em massa até ao Monte do Crasto para pedir intervenção divina. Aí, o Abade da Paróquia, sugeriu que nesse mesmo local se construísse uma capelinha em honra a Nossa Senhora de La-Salette. Segundo reza a tradição, muitos dos peregrinos de regresso às suas casas foram apanhados por uma chuva torrencial que pôs fim a tão horrenda seca. O povo agradecido erigiu assim este templo, a Capela de La-Salette.

      Um século depois do "milagre", o voto não foi esquecido e, no primeiro domingo de Agosto, romeiros de toda a região assistem à procissão de velas que constitui o ponto mais alto das festas, que prosseguem até ao domingo seguinte, dia da procissão e de retorno do andor de Nossa Senhora de La-Salette à capela. A procissão das Velas e a procissão do Triunfo arrastam milhares de devotos de todo o concelho." 

https://www.rtp.pt/programa/tv/p19236/e7

   

      O programa é geralmente de vertente desportiva, lúdica e religiosa. O desporto normalmente é assinalado com a realização de Caminhadas por Terras de La Salete, prémios e encontros. A parte religiosa será preenchida, no primeiro dia, com a Procissão das Velas e, no dia 11, o domingo seguinte, com a Procissão do Triunfo, com o regresso da Nossa Senhora à capela. A animação está a cargo de grupos musicais, bandas e animação para os mais jovens.

      É uma celebração que atrai pessoas de todas as freguesias e concelhos, não só crentes com o intuito de dignificar a Santa, mas pessoas de todos os quadrantes e faixas etárias com o propósito de socialização e lazer. 

     Esta festa ocorre, essencialmente, no parque de La Salette, com espetáculos distribuídos pelo parque urbano; a procissão que se estende por toda a cidade. Nas ruas pedonais e centro histórico também acontecem algumas atividades, bem como no resto do concelho.
 

2.jpg

Noite Branca

      Um evento, com uma forte componente associativa, reúne nas ruas da sede do concelho milhares de pessoas para uma noite “de magia”, diferente de todas as outras.
      Música, dança, teatro, artesanato, estátuas vivas e outras animações e artes populares enchem as ruas do centro de Oliveira de Azeméis e animam os visitantes, com estabelecimentos comerciais abertos, barracas de produtos locais e outros artigos. O único requisito é vestir de branco. 

      Este evento acontece, principalmente, nas ruas pedonais da cidade, mas estende-se por outras de maior envergadura. Também se prolonga para o Largo da República, a Praça José da Costa e pela Praça da Cidade.

3.jpg
  • Festas Grandes de Cesar (incluem S. Pedro, S. Sebastião e Nª Srª da Graça – Julho)

  • “Feira à Moda Antiga” (Julho)

  • Carnaval de Loureiro (Fevereiro)

  • Festas da Alumieira (Páscoa)

  • Festa das Almas (Fevereiro)

  • Festa das Colectividades (Julho)

  • Festival dos Pauliteiros de Ossela

  • Festa de Corpo de Deus, Pinhão

  • Carnaval de Pindelo (Fevereiro)

  • Festa em honra do padroeiro Santiago (25 Julho)

  • Festa do Rio (Agosto)

  • Festa em honra de Nª Sr.ª das Candeias (Fevereiro)

  • Há Festa na Aldeia (Setembro)

bottom of page