Oliveira de Azeméis
Escala 2
Numa escala mais aproximada, já dentro do município, encontramos La Salette como o único parque urbano no município, com cerca de 7 hectares e localizado à cota alta do terreno, que dificulta a acessibilidade a toda a população. Em conjunto com a Praça José da Costa e Praça da Cidade representam os únicos espaços exteriores coletivos com carácter de permanência.
Os rios, com fortes qualidades paisagísticas, representam espaços com potencialidade para a realização de corredores verdes urbanos que unam o território, com a possibilidade de inserção de novas atividades públicas como parques urbanos, praias fluviais, campismo, ciclovias, espaços de lazer e até infraestruturas e/ou equipamentos para a cidade.
Com estes espaços verdes pretende-se responder a uma fragmentação do tecido urbano, utilizando os rios como elemento coesivo do centro consolidado com as áreas periféricas. Para alem da requalificação destes espaços exteriores põe-se também a possibilidade de reabilitação de edificado devoluto, como indústrias abandonadas, com inserção de um novo programa de carácter social.
Este exercício deverá ter como fundação inquéritos realizados à população, tendo em conta variáveis como a faixa etária, local de residência, situação de empregabilidade, fluxos demográficos, etc. Com isto pretende-se entender quais são as áreas apropriadas pela população e o seu uso atribuído, mesmo carenciadas de infraestrutura para o efeito, e tentar proporcionar a mesma dinâmica mas com espaços qualificados.
O objetivo é então entender as necessidades da população a nível de espaços coletivos, e integrá-los num plano proposto, desenvolvido em proximidade com os planos de proteção florestal, património e registo cadastral.



