Terreno Permeável
Escala 3

MAPA GERAL
Este mapa mostra os diferentes tipos de solos permeáveis que existem no centro de Oliveira de Azemeis e na sua periferia.
Esses diferentes tipos de tratamentos de solos resumem-se a: Matas Urbanas (ocupam a maior parte do território); a seguir com 28%de ocupação os Espaços Expetantes; de seguida os Espaços Verdes de Cultivo; e por fim, apenas com 1%, os Parques e Jardins de Acesso Público.


MATAS URBANAS & ESPAÇOS VERDES DE CULTIVO
A maior porção destes terrenos permeáveis são formados pelas matas urbanas, desenvolvidas em volta de toda a periferia da cidade. Estas matas são essencialmente todos os bosques e florestas, com ou sem intervenção do Homem. E podemos perceber que, a maior parte, está diretamente adjacente não só a terrenos agricolas de cultivo como também aos rios.


ESPAÇOS VERDES E PRAÇAS PUBLICAS.
Este mapa mostra todos os espaços públicos que são parques, jardins e praças de acesso público, e ainda ruas arborizadas. Á exceção do grande parque de La Salette, é de notar que é muito precária a oferta destes espaços públicos livres e praticáveis.
É de salientar a projeção e a promessa de construção, por parte da câmara municipal, de um parque público didático com diversos espaços interativos e socialização, a sudoeste deste terreno. No entanto é ainda muito escasso o proveito de todos estes espaços e zonas permeáveis naturais.


ESPACOS EXPETANTES E RESIDUAIS.
O tema dos espaços residuais é bastante vasto, e pode ser associado aos residuais que se associam aos equipamentos, ou até com os espaços expetantes. Os espaços expetantes são maioritariamente os baldios cm diferentes tipos de morfologia, como mostramos nas imagens abaixo.


